Projeto Corporativo

A Arquitetura Corporativa é uma aliada muito importante das empresas e traz vários benefícios que vão muito além da estética.

Com um ambiente bem planejado, é possível conquistar novos clientes, fidelizar os antigos, transmitir as principais mensagens do negócio, melhorar o conforto e cuidar da saúde mental dos colaboradores, entre muitas outras vantagens.

O ambiente tem um impacto muito grande no humor dos colaboradores. Se eles estão em um local agradável, isso reduz o nível de estresse e eles executarão suas tarefas com mais satisfação e mais estimulados. Um ambiente com mobiliário correto, bem decorado, iluminado e com temperatura agradável, é fator primordial para manter times engajados. Reduzir o turnover, reter talentos.

Nesse sentido, um dos principais benefícios da arquitetura empresarial é permitir a expressão da sua marca e da sua filosofia no espaço físico de trabalho. Desse modo, ele ajudará a confirmar a sua autoridade.

O planejamento arquitetônico para a empresa:

Análise do planejamento estratégico: Como o espaço deverá refletir as missões e os objetivos da empresa. Esse documento oferecerá a compreensão dos elementos mais importantes que a arquitetura pode trazer.

Levantamento de requisitos: Depois da análise completa do planejamento estratégico, o arquiteto deverá estabelecer quais são os pontos imprescindíveis para o projeto. Desse modo, durante a execução, ele poderá tomar decisões melhores para priorizar determinados elementos em detrimento de outros. Também, no final, ele poderá fazer um controle de qualidade mais completo.

Elaboração do Projeto:

  • Iluminação: Adequada a cada ambiente.

  • Conforto termoacústico: A construção deverá permitir uma boa eficiência dos sistemas de ar-condicionado e abafar grande parte dos sons oriundos do meio externo. Afinal, as normas exigem uma temperatura entre 20° a 24° no verão e 23° a 26° no inverno e um nível de ruído que não ultrapasse 80 decibéis.

  • Mobiliário: A ergonomia no trabalho é importante tanto para a produtividade quanto para a conformidade com a lei e normas vigentes. As especificações deveram ser compatíveis com ABNT.

  • Organização do espaço físico: O projeto deverá facilitar a execução dos processos planejando espaços físicos de acordo com as necessidades. Não adianta fazer um projeto genérico para todos os negócios. É preciso personalizar cada um deles, caso contrário, não se aproveita todo o potencial que a arquitetura tem para melhorar a eficiência e a produtividade.

  • Decoração;

  • Sinalização interna e externa;

Tendências Pós Pandemia:

  • Uso de Produtos Originais;

  • Sustentabilidade: Tem se tornado um valor muito importante para as pessoas, visto que a deterioração do meio ambiente pode comprometer a qualidade da vida no planeta.

  • Uso das cores, de design e arte que são elementos que estimulam resiliência, criatividade e bem-estar.

  • Design Biofílico é um conceito que compreende o planejamento, o projeto e a implantação de um sistema de elementos capazes de aumentar significativamente a conexão do ser humano à natureza, utilizando materiais e texturas naturais - incluindo referências a eles, como fotografias e objetos, luz solar, boa ventilação, vegetação, água, para proporcionar bem-estar e provocar um impacto positivo à saúde física e mental e à produtividade dos usuários dos ambientes.

Em resumo, seu objetivo fundamental é usar a conexão com a vida e a natureza para criar habitats atraentes que promovam saúde, bem-estar e produtividade.

Solicite uma Proposta.