Aino Aalto
DESIGNER

Aino Aalto

Aino Aalto (1894-1949) foi um arquiteto, designer e uma das figuras fundadoras da Artek. Ao se formar em 1920, Aino Marsio, como era então conhecida, iniciou sua carreira profissional trabalhando para o arquiteto Oiva Kallio em Helsinque.

Em 1924, mudou-se para o escritório de Alvar Aalto; seis meses depois, eles se casaram. Aino e Alvar vieram trabalhar muito juntos, e sua parceria criativa foi marcada pela igualdade absoluta. Os projetos em que os Aaltos cooperaram incluem a mundialmente famosa Villa Mairea em Noormarkku, o Sanatório Paimio e o Restaurante Savoy em Helsinque.

Álvar Aalto
DESIGNER

Álvar Aalto

Reconhecido hoje como um dos grandes mestres da arquitetura moderna, Alvar Aalto (1898-1976) nasceu em Kuortane, na Finlândia. Durante uma longa e prolífica carreira, Aalto projetou edifícios para quase todas as principais instituições públicas, bem como habitações padronizadas e casas particulares. Um dos cofundadores da Artek, Aalto deixou um legado com ressonância duradoura.

A arquitetura de Aalto é distintamente finlandesa, fortemente individual e marcada por uma humanidade calorosa. Seus edifícios derivam seu caráter estético de sua relação dinâmica com o ambiente natural, sua escala humana, detalhes soberbamente executados, tratamento único dos materiais e uso engenhoso da iluminação.

Aalto começou a projetar móveis como uma extensão natural de seu pensamento arquitetônico. Seu primeiro móvel moderno foi criado em 1931-32 para o sanatório de tuberculose em Paimio, Finlândia. A Artek foi criada em 1935 para comercializar e vender móveis, iluminação e têxteis de sua esposa Aino, principalmente nos mercados internacionais.

Anna-Maija Jaatinen
DESIGNER

Anna-Maija Jaatinen

Anna-Maija Jaatinen (nascida em 1941) é uma arquiteta de interiores finlandesa. A contribuição de Jaatinen para a coleção Artek é o Clothes Tree 160. Projetado em 1964, o Clothes Tree 160 foi originalmente criado para uma empresa afiliada estabelecida por Maire Gullichsen, uma das fundadoras da Artek. Quando a empresa afiliada cessou o comércio, a Artek deu as boas-vindas ao design de Jaatinen em sua coleção.

Ben af Schultén
DESIGNER

Ben af Schultén

Ben af ​​Schultén (nascido em 1939) teve uma longa e distinta carreira como Diretor de Design na Artek, durante a qual projetou uma ampla gama de peças de mobiliário e iluminação. Ingressando na empresa como estudante de design, af Schultén foi nomeado Arquiteto de Interiores no Artek Drawing Studio em 1964.

Seu trabalho no estúdio se concentrou no desenvolvimento de produtos, com ênfase na utilização do arquivo Aalto e na criação de novos produtos para complementar a coleção. Depois de se tornar Diretor de Design da Artek em 1976, af Schultén assumiu responsabilidades além do design de móveis.

No entanto, nos 38 anos seguintes até sua aposentadoria em 2004, ele criou móveis que deixaram um legado duradouro.

COMPANY
DESIGNER

COMPANY

Fundada em 2000, a COMPANY é uma prática de design finlandesa-coreana fundada por Aamu Song e Johan Olin. Com sede em Helsinque, Song e Olin trabalham como artistas, designers e produtores, além de administrar sua própria loja, Salakauppa – “loja secreta” em finlandês. Um de seus projetos é o Secrets: viajando para áreas remotas ao redor do mundo, Song e Olin procuram fabricantes tradicionais, com base em cujas áreas específicas de especialização criam novos designs. O trabalho da COMPANY pertence às coleções permanentes do Design Museum Finland, EMMA Museum of Modern Art, Finlândia, Helsinki Art Museum HAM, Finlândia e The Icelandic Design Museum, e foi exibido na Storefront for Art and Architecture, Nova York.

Daniel Rybakken
DESIGNER

Daniel Rybakken

Daniel Rybakken (nascido em 1984) é um talentoso designer norueguês baseado na Suécia, que passou os primeiros anos de sua carreira focando em design de iluminação.

Aplicando-se ao estudo e à replicação da luz natural do dia, Rybakken cria produtos e instalações poéticas cuja sutileza contradiz a abordagem rigorosa da tecnologia e da engenharia em sua fabricação.

Rybakken compartilha assim o interesse fundamental da Artek em unir os reinos da arte e da tecnologia. A primeira colaboração entre Artek e Rybakken marcou a primeira encomenda de móveis de Rybakken.

Eero Aarnio
DESIGNER

Eero Aarnio

Um dos grandes inovadores do design de móveis modernos

Eero Aarnio (nascido em 1932) é um dos grandes inovadores do design de móveis modernos. Responsável por uma série de trabalhos distintos e visualmente marcantes, Aarnio ajudou a estabelecer a Finlândia no mercado internacional de design. Uma oficina individual, seu trabalho abrange design de interiores, design industrial, arte gráfica e fotografia.

Hella Jongerius
DESIGNER

Hella Jongerius

O especialista em cores que combina artesanato e indústria

Hella Jongerius (nascida em 1963) é uma designer holandesa e especialista em cores. Aluna da Design Academy Eindhoven, ela fundou seu próprio estúdio, Jongeriuslab, em Rotterdam em 1993. Seu design foca na combinação de opostos – nova tecnologia e objetos feitos à mão, manufatura industrial e artesanato, o tradicional e o contemporâneo.

Amplamente exibido em algumas das galerias e museus mais prestigiados do mundo, o trabalho de Jongerius abrange têxteis, louças, interiores e móveis.

Para a Artek, Jongerius assumiu a tarefa de reinterpretar alguns dos clássicos da empresa, apresentando sua própria paleta de cores tonais de acabamentos de madeira e designs têxteis, deixando as estruturas inalteradas.

Ilmari Tapiovaara
DESIGNER

Ilmari Tapiovaara

Ilmari Tapiovaara (1914-1999) foi um dos maiores arquitetos e designers de interiores de sua época. Costuma-se dizer que ele capturou a essência da identidade finlandesa, criando dezenas de objetos icônicos que permanecem populares até hoje.

Tapiovaara formou-se no Departamento de Design de Mobiliário da Escola Central de Artes Aplicadas de Helsinque em 1937. Após concluir seus estudos, trabalhou como assistente no escritório de Le Corbusier em Paris antes de se tornar diretor artístico e designer da Asko Oy, então uma das maiores fabricantes de móveis.

Ao longo de sua longa carreira, Tapiovaara se recusou a ficar dentro dos limites do design de móveis tradicionais. Com interesses tão amplos quanto seus talentos, ele criou tudo, desde esculturas de madeira a pôsteres de filmes e gráficos, de fogões de sauna a talheres – até mesmo uma churrasqueira portátil. Com a mente de um explorador e a alma de um artesão, ele estava sempre em busca de novas soluções para melhorar os objetos do cotidiano.

Jo Nagasaka
DESIGNER

Jo Nagasaka

Jo Nagasaka fundou seu próprio escritório multidisciplinar com sede em Tóquio, Schemata Architects, em 1998. Seus projetos abrangem arquitetura, instalações em grande escala, ambientes de interiores interativos e design de móveis. Em seu trabalho, Nagasaka recontextualiza materiais industriais conhecidos e adapta técnicas artesanais tradicionais de forma inovadora e decididamente contemporânea. Com Artek, Nagasaka desenvolveu ainda mais seu tratamento de superfície ColoRing, baseado em duas técnicas artesanais japonesas antigas, para ser aplicado aos amados clássicos da Artek.

Juha Leiviskä
DESIGNER

Juha Leiviskä

Juha Leiviskä (nascido em 1936) é um arquiteto e designer, especialmente conhecido por projetar locais de culto. Leiviskä estudou arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinque, qualificando-se como arquiteto em 1963. Depois de assumir compromissos de ensino, ele estabeleceu seu próprio escritório em 1967.

Seus edifícios são monumentais, mas ainda possuem a qualidade da intimidade, com a luz assumindo um papel central na arquitetura. Além de seu talento para usar a luz natural em sua arquitetura, Leiviskä também é um designer de iluminação qualificado. Ele experimenta os interiores como “instrumentos tocados pela luz”.

Koichi Futatsumata
DESIGNER

Koichi Futatsumata

As múltiplas atividades de Koichi Futatsumata abrangem design de interiores, arquitetura, móveis e design de produtos. É fundador dos escritórios de design Case Real, com foco em design espacial, e Koichi Futatsumata Studio, dedicado ao design de produtos. Enquanto promove o aspecto funcional do design, Futatsumata está explorando novas estéticas, formas e ideias com rara atenção aos detalhes. O trabalho de Futatsumata faz parte da coleção permanente do San Francisco Museum of Modern Art e foi exibido no Design Museum, em Londres e no Musée des Arts Décoratifs, em Paris.

Konstantin Grcic
DESIGNER

Konstantin Grcic

Konstantin Grcic (nascido em 1965) foi formado como marceneiro na The John Makepeace School em Dorset, Reino Unido, antes de estudar Design no Royal College of Art em Londres. Desde que estabeleceu seu próprio escritório em Munique em 1991, ele desenvolveu móveis, produtos e iluminação para empresas líderes no campo do design.

Grcic define a função em termos humanos, combinando rigor formal com considerável acuidade e humor. Cada um de seus produtos é caracterizado por uma cuidadosa pesquisa sobre a história do design e da arquitetura e por sua paixão por tecnologia e materiais. Conhecido por peças despojadas, Grcic é frequentemente chamado de minimalista, embora o próprio designer prefira falar de simplicidade.

Seu trabalho recebeu prêmios internacionais de design e faz parte das coleções permanentes dos mais importantes museus de design do mundo. Exposições individuais foram exibidas no Museum Boijmans Van Beuningen (Roterdã, 2006), Haus der Kunst (Munique, 2006), The Art Institute of Chicago (2009) e no Vitra Design Museum (2014).

A Royal Society for the Incentive of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) nomeou Grcic Royal Designer for Industry e, em 2010, foi membro da Villa Massimo, em Roma.

Pancho Nikander
DESIGNER

Pancho Nikander

Criador do porta-revista/lenha Kanto

O designer e construtor de barcos mexicano-finlandês Pancho Nikander (nascido em 1981) nasceu no México, mas vive na Finlândia. Seu trabalho mais popular é o versátil porta-revistas/lenha Kanto projetado para a Artek em 2004.

Ronan e Erwan Bouroullec
DESIGNER

Ronan e Erwan Bouroullec

Designers versáteis do poético

Os irmãos Ronan (nascido em 1971) e Erwan (nascido em 1976) Bouroullec, com sede em Paris, formam uma das equipes de design mais empolgantes que trabalham hoje e colaboraram com várias empresas líderes no campo do design. Sua obra abrange desde design de móveis e produtos, sistemas de parede têxtil e coleções abrangentes até instalações de grande escala, arquitetura e projetos experimentais.

Desenho, modelagem e fotografia são as três principais ferramentas usadas pelos irmãos Bouroullec em seu processo de design muitas vezes demorado. Ambos os irmãos estão constantemente desenhando, enchendo as páginas dos cadernos de desenho. Em seus cadernos, seus medos, dúvidas e senso de humor ganham forma em criaturas fantásticas, detalhes da natureza e páginas e páginas recheadas de formas abstratas.

 TAF Studio
DESIGNER

TAF Studio

TAF é um estúdio de design e arquitetura com sede em Estocolmo, fundado por Gabriella Lenke e Mattias Ståhlbom. Criando produtos de extraordinária qualidade com foco no dia a dia, o TAF Studio se preocupa com o contexto e a origem, usando materiais e técnicas de construção de maneiras novas e inovadoras para criar designs lúdicos e instigantes.

Desde sua fundação em 2002, o TAF Studio alcançou reconhecimento internacional. O estúdio foi exibido no MoMA em Nova York e seus projetos agora fazem parte das coleções permanentes do Nationalmuseum em Estocolmo e do Danish Design Museum em Copenhague. Seguindo uma encomenda do Nationalmuseum, em 2018 TAF Studio e Artek lançam sua primeira colaboração.

Ville Kokkonen
DESIGNER

Ville Kokkonen

Sondando as fronteiras das possibilidades do produto

Formado pela Ontario College of Art & Design, o designer finlandês Ville Kokkonen (nascido em 1975) continuou seus estudos na Universidade de Arte e Design de Helsinque. Posteriormente empregado no Grupo de Pesquisa de Produtos Inteligentes da universidade, especializou-se em conceitos de produtos e pesquisa de futuros. Kokkonen ingressou na Artek em 2006 como Gerente de Pesquisa e Design; de 2009 a 2014, atuou como Diretor de Design da empresa.

Yrjö Kukkapuro
DESIGNER

Yrjö Kukkapuro

Designer da cadeira mais confortável do mundo

Nascido em Viipuri em 1933, Yrjö Kukkapuro é um dos designers finlandeses de maior sucesso internacional. Graduou-se como arquiteto de interiores pelo Instituto de Artes Industriais de Helsinque em 1958 e fundou seu próprio escritório de design, Studio Kukkapuro, em 1959. Além de produzir trabalhos de design renomados e premiados, Kukkapuro foi professor, professor e reitor da dos anos 1960 aos anos 1990.

O modelo mais famoso de Kukkapuro é a Karuselli Chair, eleita a cadeira mais confortável do mundo pelo The New York Times em 1974. Com trabalhos nas coleções permanentes de vários museus – incluindo o MoMA de Nova York, o Victoria & Albert Museum de Londres e o Museu Nacional de Arte de Estocolmo – Kukkapuro expôs seu trabalho em dezenas de exposições individuais e coletivas em todo o mundo.