DESIGNER
Shiro Kuramata
Kuramata nasceu em 1934. Ele fazia parte de uma geração de criativos japoneses nascidos pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, que são considerados como tendo transformado a forma como o Japão era visto pelo mundo exterior.
Esta geração incluía amigos e colaboradores de Kuramata que eram membros famosos do círculo de design e arquitetura japonês na época, incluindo Issey Miyake, Yokoo Tadanori, Isozaki Arata e Tadao Ando.
Kuramata estudou arquitetura no Tokyo Technical College antes de 1953 e foi treinado como marceneiro no Kuwasawa Institute of Design em Tóquio em 1954, após o qual trabalhou para várias empresas, como a fabricante de móveis Teikoku. Em 1965, ele estabeleceu o Kuramata Design Office em Tóquio e em 1981 recebeu o Prêmio Cultural Japonês de design. A partir de meados da década de 1960, Kuramata começou a explorar materiais e formas através de seus designs únicos. Seu trabalho fundiu cultura popular, conceitos estéticos japoneses e vanguarda ocidental.
No final da década de 1980, Kuramata foi convidado por Ettore Sottsass para ser um membro fundador do Memphis Group colaborativo de design italiano.
Em 1990, o governo francês concedeu a Kuramata o distinto Ordre des Arts et des Lettres em reconhecimento à sua notável contribuição à arte e ao design.Kuramata era conhecido principalmente por seu uso de materiais industriais, como malha de aço e plexiglass para criar interiores arquitetônicos e móveis. Peças revolucionárias como a cadeira "How High the Moon" (1986)] refletem o dinamismo emergente e a criatividade madura do Japão do pós-guerra, ou seu Ikebana, vaso soprado à mão sem cristal de chumbo, realizado pela Vilca de Colle di Val d'Elsa ( província de Siena, Itália), um exemplo de fusão entre culturas orientais e ocidentais.
A cadeira "Miss Blanche" de Kuramata de 1988 é uma de suas obras mais icônicas, batizada com o nome da personagem feminina central do drama de Tennessee Williams A Streetcar Named Desire e inspirada no corpete usado por Vivien Leigh na adaptação cinematográfica. Como referência ao mundo onírico de ilusão em que vive Blanche, as rosas foram despejadas à mão em um molde com resina acrílica líquida. A aparência de transparência e leveza contrasta fortemente com o fato de a cadeira pesar setenta quilos, resultado do vidro acrílico. Uma edição desta cadeira foi vendida na Christie's em Londres por GBP 46.000,00 (USD 86.000,00) em outubro de 1997, lote 108.
Um "How High the Moon" de dois lugares foi vendido por GBP 12.650,00 (US$ 24.000,00) na Bonhams London em maio de 1998. Isso classifica Kuramata entre os artistas/designers mais desejáveis do século XX. As muitas obras de Kuramata podem ser encontradas nas coleções permanentes de museus ao redor do mundo, como o Museu de Belas Artes de Boston, o Museu de Arte Contemporânea de Hara em Tóquio, o Museu Metropolitano de Arte de Nova York e o Museu de Arte da Filadélfia.
A arquitetura e os designs de interiores de Kuramata são menos conhecidos, pois há poucos exemplos restantes. Alguns de seus interiores visualmente mais impressionantes foram projetados para as butiques de Issey Miyake. Ele projetou vários restaurantes de sushi em Tóquio. Um deles, o Kiyomoto Sushi Bar, foi coletado em sua totalidade pelo colecionador britânico Richard Schlagman.[Agora está na coleção de M+ em Hong Kong.