Aero Saarinen
DESIGNER

Aero Saarinen

Eero Saarinen, nascido em 1910 em Kirkkonummi, Finlândia, filho do arquiteto Eliel Saarinen, estudou escultura em 1929 e 1930 na Académie de la Grande Chaumière em Paris antes de estudar arquitetura na Universidade de Yale em New Haven até 1934. Uma bolsa de estudos em Yale permitiu-lhe viajar para a Europa. Em 1936 ele retornou aos EUA e trabalhou no escritório de arquitetura de seu pai e também ensinou na Cranbrook Academy em Bloomfield Hills. Foi aqui que Eero Saarinen conheceu Charles Eames. Juntos, eles experimentaram novas formas de móveis e produziram os primeiros projetos de móveis feitos de madeira compensada moldada.

Em 1940, eles apresentaram a Cadeira Orgânica como uma participação conjunta no concurso “Design Orgânico em Mobiliário Doméstico” realizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

Aino Aalto
DESIGNER

Aino Aalto

Aino Aalto (1894-1949) foi um arquiteto, designer e uma das figuras fundadoras da Artek. Ao se formar em 1920, Aino Marsio, como era então conhecida, iniciou sua carreira profissional trabalhando para o arquiteto Oiva Kallio em Helsinque.

Em 1924, mudou-se para o escritório de Alvar Aalto; seis meses depois, eles se casaram. Aino e Alvar vieram trabalhar muito juntos, e sua parceria criativa foi marcada pela igualdade absoluta. Os projetos em que os Aaltos cooperaram incluem a mundialmente famosa Villa Mairea em Noormarkku, o Sanatório Paimio e o Restaurante Savoy em Helsinque.

Alberto Meda
DESIGNER

Alberto Meda

Alberto Meda, nascido em 1945 em Tremezzina, Itália, estudou engenharia mecânica no Politécnico de Milão. De 1972 a 1979 foi diretor técnico da Kartell, depois trabalhou como designer freelancer para empresas como Alias, Alessi, Cinelli, Colombo Design, Ideal Standard, Luceplan, Legrand, Mandarina Duck, Omron Japan, Philips, Olivetti e Vitra. Entre 1981 e 1985 atuou também como consultor de projetos para a Alfa Romeo. De 1983 a 1987, Meda ensinou tecnologia industrial na Domus Academy em Milão.

Tornou-se docente do Politécnico de Milão em 1995 e também atuou no conselho da Designlabor Bremerhaven. Desde 2003 lecionou na Universidade IUAV de Veneza e lecionou em lugares como Chicago, St. Louis (Washington University), Estocolmo, Boisbuchet (Vitra Design Museum Workshops), Miami, São Paulo, Ulm, Istambul e Toronto.

Alexander Girard
DESIGNER

Alexander Girard

Nascido em 1907 na cidade de Nova York, Alexander Girard foi uma das principais figuras do design americano do pós-guerra, junto com seus amigos e colegas George Nelson e Charles & Ray Eames.

Tendo originalmente estudado arquitetura, Girard fez seu nome ao longo de sua longa carreira nas áreas de móveis, exposições, interiores e design gráfico. Além disso, ele foi um dos mais importantes colecionadores de arte popular do mundo. Os objetos e tecidos adquiridos por Girard em suas extensas viagens lhe proporcionaram uma rica fonte de inspiração e ideias. Quando Rolf Fehlbaum, filho da família fundadora de Vitra, visitou pela primeira vez Alexander Girard e sua esposa Susan em sua casa em Santa Fé em 1960, Fehlbaum escreveu uma carta para seus pais contando a profunda impressão que causou nele, e descrevendo-a como a casa mais fascinante que ele já tinha visto nos Estados Unidos.

A Vitra e o Vitra Design Museum têm se dedicado à reavaliação e revitalização do trabalho de Alexander Girard nos últimos anos. A crescente coleção Girard no portfólio de produtos da Vitra inclui seus Bonecos de Madeira pintados, os Painéis de Enriquecimento Ambiental e várias peças e objetos de mobiliário, além de seus designs de tecidos diferenciados.

Após a morte de Alexander Girard em 1993, seus herdeiros doaram o arquivo Girard (com centenas de desenhos, protótipos e amostras) ao Vitra Design Museum. Em 2016/17, o museu montou a exposição 'Alexander Girard: A Designer's Universe'.

Álvar Aalto
DESIGNER

Álvar Aalto

Reconhecido hoje como um dos grandes mestres da arquitetura moderna, Alvar Aalto (1898-1976) nasceu em Kuortane, na Finlândia. Durante uma longa e prolífica carreira, Aalto projetou edifícios para quase todas as principais instituições públicas, bem como habitações padronizadas e casas particulares. Um dos cofundadores da Artek, Aalto deixou um legado com ressonância duradoura.

A arquitetura de Aalto é distintamente finlandesa, fortemente individual e marcada por uma humanidade calorosa. Seus edifícios derivam seu caráter estético de sua relação dinâmica com o ambiente natural, sua escala humana, detalhes soberbamente executados, tratamento único dos materiais e uso engenhoso da iluminação.

Aalto começou a projetar móveis como uma extensão natural de seu pensamento arquitetônico. Seu primeiro móvel moderno foi criado em 1931-32 para o sanatório de tuberculose em Paimio, Finlândia. A Artek foi criada em 1935 para comercializar e vender móveis, iluminação e têxteis de sua esposa Aino, principalmente nos mercados internacionais.

Álvaro Siza
DESIGNER

Álvaro Siza

Álvaro Siza, nascido em Matosinhos, Portugal, em 1933, estudou arquitetura na Universidade do Porto. De 1955-58, colaborou com o arquitecto Fernando Távora. De 1966 a 1969, Álvaro Siza lecionou na Escola de Arquitetura (ESBAP), a partir de 1976 exerceu a cátedra no Departamento de "Construção".

De 1984 a 1992 foi professor na Faculdade de Arquitectura do Porto, em 1985 ganhou um prémio em Veneza pelo seu projecto "Campo de Marte" e a partir de 1988 foi responsável pela reconstrução do centro histórico "Chiado" em Lisboa. Em 1992, Álvaro Siza ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura da Hyatt Foundation pelo trabalho de sua vida. Ele ensina na América do Sul, Japão, Canadá, EUA e Europa.

Anna-Maija Jaatinen
DESIGNER

Anna-Maija Jaatinen

Anna-Maija Jaatinen (nascida em 1941) é uma arquiteta de interiores finlandesa. A contribuição de Jaatinen para a coleção Artek é o Clothes Tree 160. Projetado em 1964, o Clothes Tree 160 foi originalmente criado para uma empresa afiliada estabelecida por Maire Gullichsen, uma das fundadoras da Artek. Quando a empresa afiliada cessou o comércio, a Artek deu as boas-vindas ao design de Jaatinen em sua coleção.

Antonio Citterio
DESIGNER

Antonio Citterio

Antonio Citterio nasceu na cidade italiana de Meda em 1950. Ele abriu seu próprio estúdio em 1972 e completou sua licenciatura em arquitetura na Universidade Politécnica de Milão em 1975. Entre 1987 e 1996, colaborou com Terry Dawn para projetar muitos edifícios em Europa e Japão.

Em 2000, Citterio e Patricia Much formaram um escritório multidisciplinar de arquitetura, design de interiores e gráficos. O escritório atua internacionalmente, desenvolvendo projetos complexos de longo prazo em sinergia com uma rede qualificada de consultores. A prática é agora chamada de 'Antonio Citterio Patricia Much'.

Além de sua colaboração com a Vitra, Antonio Citterio trabalha no setor de design industrial com empresas como Ansorg, Arclinea, Axor/Hansgrohe, B&B Italia, Flexform, Flos, Hermès, Iittala, Kartell, Maxalto, Sanitec (Geberit Group) e Technogym . Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Compasso d'Oro em 1987 e 1995. Citterio atuou como professor de arquitetura na Università della Svizzera Italiana em Mendrisio de 2006 a 2016. Ele foi nomeado 'Royal Designer for Industry' pelo Royal Society for the Incentive of Arts, Manufactures & Commerce em 2008.

Arik Levy
DESIGNER

Arik Levy

Arik Levy, nascido em 1963 em Tel Aviv, Israel, estudou design industrial no Art Center College of Design em La Tour-de-Peilz, Suíça. De 1992 a 1994, Levy lecionou na École nationale supérieure de création industrielle / Les Ateliers em Paris e conduziu workshops de design em várias escolas de design em toda a Europa. Ele também produziu cenários para produções de dança moderna no Grand Theatre em Genebra, no Netherlands Dance Theatre, no finlandês National Ballet e na Batsheva Dance Company em Israel.

Em 1997 fundou o 'L design', um estúdio independente em Paris, juntamente com Pippo Lionni. As atividades do atelier vão desde a criação de esculturas e instalações até ao desenvolvimento de desenhos industriais e produtos do quotidiano. Levy trabalha com a Vitra desde 2000, projetando uma variedade de móveis de escritório e supervisionando vários projetos.

Ben af Schultén
DESIGNER

Ben af Schultén

Ben af ​​Schultén (nascido em 1939) teve uma longa e distinta carreira como Diretor de Design na Artek, durante a qual projetou uma ampla gama de peças de mobiliário e iluminação. Ingressando na empresa como estudante de design, af Schultén foi nomeado Arquiteto de Interiores no Artek Drawing Studio em 1964.

Seu trabalho no estúdio se concentrou no desenvolvimento de produtos, com ênfase na utilização do arquivo Aalto e na criação de novos produtos para complementar a coleção. Depois de se tornar Diretor de Design da Artek em 1976, af Schultén assumiu responsabilidades além do design de móveis.

No entanto, nos 38 anos seguintes até sua aposentadoria em 2004, ele criou móveis que deixaram um legado duradouro.

Carsten Höller
DESIGNER

Carsten Höller

Carsten Höller, nascido em Bruxelas, estudou ciências agrícolas na Universidade de Kiel, na Alemanha, onde obteve seu doutorado em 1993 com uma dissertação sobre comunicação olfativa entre insetos. Enquanto trabalhava como cientista na década de 1980, começou a empregar metodicamente experimentos como processo também em trabalhos artísticos. Em 1993, Höller foi convidado a participar da mostra Aperto na Bienal de Veneza e em 1997 foi representado na documenta X com House for Pigs and People, um trabalho conjunto com Rosemarie Trockel.

Em 2005, colaborou com Miriam Backström em uma instalação para o Pavilhão da Suécia na Bienal de Veneza. Seu trabalho também foi objeto de importantes exposições individuais no New Museum, Nova York (2011); Hamburger Bahnhof – Museum für Gegenwart, Berlim (2010); Kunsthaus Bregenz (2008); MASS MoCA, North Adams, EUA (2006); Musée d'Art Contemporain, Marselha (2004); ICA Boston, Massachusetts, EUA (2003); e Fondazione Prada, Milão (2000).

Charles Eames
DESIGNER

Charles Eames

Charles Eames, nascido em 1907 em St. Louis, Missouri, estudou arquitetura na Washington University em St. Louis e abriu seu próprio escritório junto com Charles M. Gray em 1930. Em 1935 fundou outro escritório de arquitetura com Robert T. Walsh. Depois de receber uma bolsa em 1938 da Cranbrook Academy of Art, mudou-se para Michigan e assumiu uma posição de professor no departamento de design no ano seguinte. Em 1940, Eames tornou-se chefe do departamento de design industrial da Cranbrook.

Eero Saarinen, nascido em 1910 em Kirkkonummi, Finlândia, filho do arquiteto Eliel Saarinen, estudou escultura em 1929 e 1930 na Académie de la Grande Chaumière em Paris antes de estudar arquitetura na Universidade de Yale em New Haven até 1934. Uma bolsa de estudos em Yale permitiu-lhe viajar para a Europa. Em 1936 ele retornou aos EUA e trabalhou no escritório de arquitetura de seu pai e também ensinou na Cranbrook Academy em Bloomfield Hills. Foi aqui que Eero Saarinen conheceu Charles Eames. Juntos, eles experimentaram novas formas de móveis e produziram os primeiros projetos de móveis feitos de madeira compensada moldada.

Em 1940, eles apresentaram a Cadeira Orgânica como uma entrada conjunta para o concurso “Design Orgânico em Mobiliário Doméstico” realizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

COMPANY
DESIGNER

COMPANY

Fundada em 2000, a COMPANY é uma prática de design finlandesa-coreana fundada por Aamu Song e Johan Olin. Com sede em Helsinque, Song e Olin trabalham como artistas, designers e produtores, além de administrar sua própria loja, Salakauppa – “loja secreta” em finlandês. Um de seus projetos é o Secrets: viajando para áreas remotas ao redor do mundo, Song e Olin procuram fabricantes tradicionais, com base em cujas áreas específicas de especialização criam novos designs. O trabalho da COMPANY pertence às coleções permanentes do Design Museum Finland, EMMA Museum of Modern Art, Finlândia, Helsinki Art Museum HAM, Finlândia e The Icelandic Design Museum, e foi exibido na Storefront for Art and Architecture, Nova York.

Daniel Rybakken
DESIGNER

Daniel Rybakken

Daniel Rybakken (nascido em 1984) é um talentoso designer norueguês baseado na Suécia, que passou os primeiros anos de sua carreira focando em design de iluminação.

Aplicando-se ao estudo e à replicação da luz natural do dia, Rybakken cria produtos e instalações poéticas cuja sutileza contradiz a abordagem rigorosa da tecnologia e da engenharia em sua fabricação.

Rybakken compartilha assim o interesse fundamental da Artek em unir os reinos da arte e da tecnologia. A primeira colaboração entre Artek e Rybakken marcou a primeira encomenda de móveis de Rybakken.

Dorothee Becker
DESIGNER

Dorothee Becker

Dorothee Becker, nascida em 1938 em Aschaffenburg, Alemanha, estudou idiomas em Frankfurt e Munique. Depois de morar por um tempo em Londres e Paris, mudou-se para a Califórnia em 1960.

Ela voltou para a Alemanha com o marido, Ingo Maurer, e administrou uma loja de sucesso de objetos de uso diário bem projetados e práticos até 1989. Becker continuou suas atividades criativas até os dias atuais.

Edward Barber e Jay Osgerby
DESIGNER

Edward Barber e Jay Osgerby

Edward Barber, nascido em Shrewsbury em 1969, e Jay Osgerby, nascido em Oxford em 1969, estudaram arquitetura e design de interiores como colegas no Royal College of Art em Londres.

Em 1996, eles fundaram seu próprio estúdio de design e arquitetura sob o nome de Barber & Osgerby. Desde então, seu trabalho colaborativo sonda a interface entre design industrial, design de móveis e arquitetura.

Eero Aarnio
DESIGNER

Eero Aarnio

Um dos grandes inovadores do design de móveis modernos

Eero Aarnio (nascido em 1932) é um dos grandes inovadores do design de móveis modernos. Responsável por uma série de trabalhos distintos e visualmente marcantes, Aarnio ajudou a estabelecer a Finlândia no mercado internacional de design. Uma oficina individual, seu trabalho abrange design de interiores, design industrial, arte gráfica e fotografia.

Fabian Schwaerzler
DESIGNER

Fabian Schwaerzler

O designer suíço Fabian Schwaerzler foi treinado como metalúrgico antes de concluir seus estudos em design industrial na Universidade das Artes de Zurique. Posteriormente, trabalhou de 2003 a 2005 como assistente de Maarten Van Severen no estúdio do designer em Ghent, Bélgica.

Schwaerzler tem uma afinidade pelo trabalho que ultrapassa os limites do artesanato e da produção industrial. Ele mantém um estúdio em Zurique, onde desenvolve peças para produção em série, bem como projetos exclusivos feitos sob medida.

O conhecido design de Van Severen da cadeira .03 serviu de base para o desenvolvimento de Fabian Schwaerzler da cadeira alta para tarefas .03 High.

Frank Gehry
DESIGNER

Frank Gehry

Frank Gehry, nascido em 1929 em Toronto, Canadá, formou-se em arquitetura pela University of Southern California antes de estudar planejamento urbano na Graduate School of Design da Harvard University.

Em 1962 fundou o escritório de arquitetura Frank Gehry & Associates em Los Angeles. Ele projetou a série de móveis de papelão Easy Edges entre 1969-72. Ao longo dos anos lecionou em várias universidades, incluindo Harvard e Yale, onde atuou como Charlotte-Davenport-Professorship of Architecture (1982, 1985, 1987-89) e onde ainda leciona.

Gehry recebeu vários doutorados honorários de instituições como a Universidade de Toronto, a Universidade do Sul da Califórnia, a Universidade de Yale, a Universidade de Harvard e a Universidade de Edimburgo.

George Nelson
DESIGNER

George Nelson

George Nelson, nascido em 1908 em Hartford, Connecticut (EUA), estudou arquitetura na Universidade de Yale. Uma bolsa permitiu-lhe estudar na Academia Americana em Roma de 1932 a 1934. Na Europa, ele conheceu as principais obras arquitetônicas e principais protagonistas do modernismo.

Em 1935, Nelson se juntou à equipe editorial do 'Architectural Forum', onde trabalhou até 1944. Um artigo programático sobre construção residencial e design de móveis, publicado por Nelson em uma edição de 1944 da revista, atraiu a atenção de D.J. DePree, chefe da empresa de móveis Herman Miller, Inc. Pouco tempo depois, George Nelson assumiu o cargo de Diretor de Design da Herman Miller. Lá permanecendo até 1972, tornou-se uma figura chave do design americano; além de criar móveis para casa e escritório, Nelson também convenceu Charles & Ray Eames, Isamu Noguchi e Alexander Girard a trabalhar para a Herman Miller.

Em 1957, o fundador da Vitra, Willi Fehlbaum, assinou seu primeiro contrato de licença com a Herman Miller para produzir móveis para o mercado europeu. Durante as décadas seguintes da colaboração com a Vitra, uma estreita amizade evoluiu entre George Nelson e Rolf Fehlbaum, que mais tarde disse sobre Nelson: "Nenhum outro designer proeminente falou de forma tão inteligente ou escreveu de forma tão coerente sobre design". Nelson expressou seus pensamentos sobre tópicos de design em vários artigos e onze livros; seu tratado seminal 'How to See' foi recentemente reeditado em uma nova edição pela Phaidon.

Junto com sua posição como Diretor de Design na Herman Miller, Nelson abriu seu próprio escritório de design em 1947, George Nelson Associates, Inc., trabalhando em conjunto com funcionários de destaque como Irving Harper, Ernest Farmer, Gordon Chadwick, George Tscherny e Don Ervin para criar inúmeros produtos e objetos, alguns dos quais já são considerados ícones do modernismo de meados do século. Sua obra arquitetônica incluiu inúmeras residências particulares. A Sherman Fairchild House (1941) atraiu considerável atenção, e sua Experimental House exemplificou seu interesse em edifícios pré-fabricados e plantas flexíveis.

George Nelson morreu em Nova York em 1986. Seu espólio, que pertence ao Vitra Design Museum, abrange cerca de 7.400 manuscritos, plantas, desenhos, fotografias e slides datados de 1924 a 1984. Em 2008/09, o Vitra Design Museum montou o exposição 'George Nelson – Arquiteto, Escritor, Designer, Professor.

Hans Coray
DESIGNER

Hans Coray

Hans Coray foi criado em Zurique, onde completou um doutorado em línguas românicas. Na década de 1930 começou a experimentar metal e arame como autodidata, aplicando essas técnicas ao design de móveis, produtos industriais e esculturas. Ele estava intimamente associado aos artistas do Dadaísmo e ao movimento de arte concreta em Zurique, um círculo que incluía Max Bill, Verena Loewensberg e Hans Fischli.

No verão de 1938, Hans Fischli, que havia estudado na Bauhaus, encorajou-o a desenvolver modelos para a cadeira oficial da Exposição Nacional Suíça de 1939 - projetos que "deveriam ser novos em todos os sentidos". Durante um curto período de tempo, Hans Coray desenvolveu dois protótipos para 'uma cadeira totalmente em alumínio que pode ser empilhada verticalmente'. Seu objetivo era criar uma cadeira leve e graciosa que combinasse uma aparência convidativa com um conforto excepcional. Como o primeiro design de assentos da Coray a entrar em produção, a Landi Chair tornou-se um marco na história do design. Adepto dos valores humanistas, Coray continuou a criar móveis na década de 1950, voltando sua atenção nos últimos anos de sua vida para a pintura e a escultura.

Hella Jongerius
DESIGNER

Hella Jongerius

O especialista em cores que combina artesanato e indústria

Hella Jongerius (nascida em 1963) é uma designer holandesa e especialista em cores. Aluna da Design Academy Eindhoven, ela fundou seu próprio estúdio, Jongeriuslab, em Rotterdam em 1993. Seu design foca na combinação de opostos – nova tecnologia e objetos feitos à mão, manufatura industrial e artesanato, o tradicional e o contemporâneo.

Amplamente exibido em algumas das galerias e museus mais prestigiados do mundo, o trabalho de Jongerius abrange têxteis, louças, interiores e móveis.

Para a Artek, Jongerius assumiu a tarefa de reinterpretar alguns dos clássicos da empresa, apresentando sua própria paleta de cores tonais de acabamentos de madeira e designs têxteis, deixando as estruturas inalteradas.

Herzog & de Meuron
DESIGNER

Herzog & de Meuron

Jacques Herzog e Pierre de Meuron nasceram em Basileia em 1950 e estudaram arquitetura de 1970 a 1975 no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) Zurique sob os professores Aldo Rossi e Dolf Schnebli. Depois de concluir seus diplomas de arquitetura em 1975, eles estabeleceram um escritório de arquitetura independente em 1978. Desde 1994 são professores convidados na Universidade de Harvard e lecionam como professores na ETH Zurique, onde fundaram o ETH Studio Basel – Contemporary City Institute. O Prêmio Pritzker de Arquitetura foi concedido a Jacques Herzog e Pierre de Meuron em 2001, seguido pelo Praemium Imperiale em 2007.

O escritório de arquitetura Herzog & de Meuron ganhou reconhecimento internacional por projetos como Dominus Winery em Napa Valley (1998), Tate Modern London (2000), Prada Epicenter Tokyo (2003) e mais recentemente, Beijing National Stadium (2007), erguido para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Os projetos recentemente concluídos incluem a Elbphilharmonie em Hamburgo e o novo edifício Transforming Tate Modern.

Ilmari Tapiovaara
DESIGNER

Ilmari Tapiovaara

Ilmari Tapiovaara (1914-1999) foi um dos maiores arquitetos e designers de interiores de sua época. Costuma-se dizer que ele capturou a essência da identidade finlandesa, criando dezenas de objetos icônicos que permanecem populares até hoje.

Tapiovaara formou-se no Departamento de Design de Mobiliário da Escola Central de Artes Aplicadas de Helsinque em 1937. Após concluir seus estudos, trabalhou como assistente no escritório de Le Corbusier em Paris antes de se tornar diretor artístico e designer da Asko Oy, então uma das maiores fabricantes de móveis.

Ao longo de sua longa carreira, Tapiovaara se recusou a ficar dentro dos limites do design de móveis tradicionais. Com interesses tão amplos quanto seus talentos, ele criou tudo, desde esculturas de madeira a pôsteres de filmes e gráficos, de fogões de sauna a talheres – até mesmo uma churrasqueira portátil. Com a mente de um explorador e a alma de um artesão, ele estava sempre em busca de novas soluções para melhorar os objetos do cotidiano.

Isamu Noguchi
DESIGNER

Isamu Noguchi

Isamu Noguchi, nascido em 1904 em Los Angeles, filho do poeta japonês Yone Noguchi e da escritora americana Leonie Gilmour, estudou na Universidade de Columbia e na Escola de Arte Leonardo da Vinci.

Ele posteriormente estabeleceu seu primeiro estúdio independente e recebeu uma bolsa Guggenheim em 1927. Noguchi tornou-se assistente de Constantin Brancusi em Paris e apresentou sua primeira exposição individual em Nova York. Depois de estudar desenho com pincel na China, viajou para o Japão para trabalhar com argila com o mestre oleiro Jinmatsu Uno.

Suas experiências vivendo e trabalhando em diferentes círculos culturais se refletem no trabalho de Isamu Noguchi como artista. Ele é considerado um talento universal com uma obra criativa que foi além da escultura para abranger cenários, móveis, iluminação, interiores, além de praças e jardins ao ar livre. Seu estilo escultural deve-se a um vocabulário de formas orgânicas e exerceu uma influência sustentada no design da década de 1950.

'Meu pai, Yone Noguchi é japonês e há muito é conhecido como intérprete do Oriente e do Ocidente, através da poesia. Desejo fazer a mesma coisa através da escultura', escreveu ele em sua proposta para uma bolsa Guggenheim.

Isamu Noguchi morreu em Nova York em 1988.

Jasper Morrison
DESIGNER

Jasper Morrison

Conhecido por pensar fora da caixa, Jasper Morrison é um dos designers industriais de maior sucesso das últimas décadas. Juntamente com seu colega Naoto Fukasawa, ele definiu o termo 'super normal', que em sua opinião responde à pergunta sobre o que 'bom design' realmente deveria ser.

Em seu trabalho, ele se esforça para criar bons exemplos de design discreto, útil e responsável. Morrison desenvolveu vários projetos em colaboração com a Vitra, incluindo o APC, o Soft Modular Sofa e a família de cadeiras HAL. Seus projetos estão representados no Museu de Arte Moderna de Nova York e em outras coleções de museus proeminentes em todo o mundo.

Jean Prouve
DESIGNER

Jean Prouve

Jean Prouvé completou sua formação como artesão de metal antes de abrir sua própria oficina em Nancy em 1924. Nos anos seguintes, ele criou vários projetos de móveis e, em 1947, Prouvé estabeleceu sua própria fábrica. Devido a divergências com os acionistas majoritários, deixou a empresa em 1953. Nas décadas seguintes, Prouvé atuou como engenheiro consultor em vários projetos arquitetônicos importantes em Paris.

Ele deixou sua marca na história da arquitetura novamente em 1971, quando desempenhou um papel importante na seleção do projeto de Renzo Piano e Richard Rogers para o Centro Pompidou como presidente do júri do concurso. O trabalho de Prouvé abrange uma ampla gama de objetos, desde um abridor de cartas a ferragens para portas e janelas, de iluminação e móveis a elementos de fachada e casas pré-fabricadas, de sistemas construtivos modulares a grandes estruturas de exposição – essencialmente, quase tudo o que é adequado aos métodos de produção industrial .

Em estreita cooperação com a família Prouvé, a Vitra começou em 2002 a emitir reedições de projetos deste grande construtor francês.

Jo Nagasaka
DESIGNER

Jo Nagasaka

Jo Nagasaka fundou seu próprio escritório multidisciplinar com sede em Tóquio, Schemata Architects, em 1998. Seus projetos abrangem arquitetura, instalações em grande escala, ambientes de interiores interativos e design de móveis. Em seu trabalho, Nagasaka recontextualiza materiais industriais conhecidos e adapta técnicas artesanais tradicionais de forma inovadora e decididamente contemporânea. Com Artek, Nagasaka desenvolveu ainda mais seu tratamento de superfície ColoRing, baseado em duas técnicas artesanais japonesas antigas, para ser aplicado aos amados clássicos da Artek.

Juha Leiviskä
DESIGNER

Juha Leiviskä

Juha Leiviskä (nascido em 1936) é um arquiteto e designer, especialmente conhecido por projetar locais de culto. Leiviskä estudou arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinque, qualificando-se como arquiteto em 1963. Depois de assumir compromissos de ensino, ele estabeleceu seu próprio escritório em 1967.

Seus edifícios são monumentais, mas ainda possuem a qualidade da intimidade, com a luz assumindo um papel central na arquitetura. Além de seu talento para usar a luz natural em sua arquitetura, Leiviskä também é um designer de iluminação qualificado. Ele experimenta os interiores como “instrumentos tocados pela luz”.

Koichi Futatsumata
DESIGNER

Koichi Futatsumata

As múltiplas atividades de Koichi Futatsumata abrangem design de interiores, arquitetura, móveis e design de produtos. É fundador dos escritórios de design Case Real, com foco em design espacial, e Koichi Futatsumata Studio, dedicado ao design de produtos. Enquanto promove o aspecto funcional do design, Futatsumata está explorando novas estéticas, formas e ideias com rara atenção aos detalhes. O trabalho de Futatsumata faz parte da coleção permanente do San Francisco Museum of Modern Art e foi exibido no Design Museum, em Londres e no Musée des Arts Décoratifs, em Paris.

Konstantin Grcic
DESIGNER

Konstantin Grcic

Konstantin Grcic (nascido em 1965) foi formado como marceneiro na The John Makepeace School em Dorset, Reino Unido, antes de estudar Design no Royal College of Art em Londres. Desde que estabeleceu seu próprio escritório em Munique em 1991, ele desenvolveu móveis, produtos e iluminação para empresas líderes no campo do design.

Grcic define a função em termos humanos, combinando rigor formal com considerável acuidade e humor. Cada um de seus produtos é caracterizado por uma cuidadosa pesquisa sobre a história do design e da arquitetura e por sua paixão por tecnologia e materiais. Conhecido por peças despojadas, Grcic é frequentemente chamado de minimalista, embora o próprio designer prefira falar de simplicidade.

Seu trabalho recebeu prêmios internacionais de design e faz parte das coleções permanentes dos mais importantes museus de design do mundo. Exposições individuais foram exibidas no Museum Boijmans Van Beuningen (Roterdã, 2006), Haus der Kunst (Munique, 2006), The Art Institute of Chicago (2009) e no Vitra Design Museum (2014).

A Royal Society for the Incentive of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) nomeou Grcic Royal Designer for Industry e, em 2010, foi membro da Villa Massimo, em Roma.

Maarten Yan Severen
DESIGNER

Maarten Yan Severen

Maarten Van Severen estudou arquitetura na Art Academy em Ghent. Ele projetou suas primeiras peças de mobiliário em 1986 e no ano seguinte estabeleceu uma oficina independente onde se dedicou à produção limitada e semi-industrial de seus próprios projetos de móveis. Esse processo unificado de design e produção foi um aspecto fundamental de seu trabalho, que se dedicou ao exame de tipos básicos de móveis: cadeira, mesa, chaise longue, estante, armário. Van Severen desenvolveu soluções primárias para essas categorias com base em uma investigação abrangente das questões de forma, material e construção.

Em 1990, ele começou a colaborar de perto com Rem Koolhaas e também voltou sua atenção para tarefas de design de interiores. Durante este período, ele também assumiu cargos de ensino em várias instituições, incluindo University College West Flanders em Kortrijk (1996), Academia de Belas Artes de Maastricht (1996-97), Delft University of Technology (1998) e universidades em Helsinque e Barcelona (2000).

O início da colaboração de Maarten Van Severen com a Vitra em 1996 marcou uma nova fase em sua carreira. Isso lhe ofereceu a oportunidade de trabalhar com novos materiais e também trouxe um grau muito maior de exposição e influência. Até sua morte em 2005 em Ghent, Maarten Van Severen desenvolveu uma série de novos designs para Vitra, que entraram progressivamente em produção em série.

Michel Charlot
DESIGNER

Michel Charlot

Depois de se formar em design industrial na Ecole Cantonale d'Art de Lausanne (ECAL), o designer suíço Michel Charlot trabalhou para a Jasper Morrison Ltd em Paris, Londres e Tóquio. Em 2011 montou seu próprio estúdio em Basel e começou a desenvolver produtos para empresas como NAVA Design, Eternit, Camper e Belux. Trabalha na Vitra desde 2013.

O objetivo de Charlot é alcançar uma unidade eficiente de concepção, design e produção. Ele ganhou vários prêmios e expôs seu trabalho em vários locais no Luxemburgo, Suíça e Estados Unidos. Desde 2013, leciona desenho industrial na ECAL e na Tama Art University em Tóquio.

Nicholas Grimshaw
DESIGNER

Nicholas Grimshaw

Nicholas Grimshaw, nascido em Londres, Inglaterra, em 1939. Estudou arquitetura na College of Art School of Architecture e na Architectural Association School of Architecture em Edimburgo. Em 1967, tornou-se membro do Royal Institute of British Architects e, de 1972 a 1973, foi professor na Faculdade de Arquitetura da Bartlett School da Universidade de Londres. De 1978 a 1979.

Nicholas Grimshaw ocupou uma cadeira convidada em Arquitetura na Universidade de Cambridge. Em 1994, tornou-se vice-presidente da Architectural Association, membro do American Institute of Architects e da Royal Academy. Em 2004 foi eleito presidente da Royal Academy.

Norman Foster
DESIGNER

Norman Foster

Norman Foster, nascido em 1935 em Manchester, recebeu seu treinamento na Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Manchester e na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, onde conheceu Richard Rogers.

Os dois homens inicialmente trabalharam juntos com Sue Rogers, Georgie Wolten e Wendy Foster no grupo "Team 4". A Foster Associates (agora Foster + Partners) foi fundada em Londres em 1967.

Pancho Nikander
DESIGNER

Pancho Nikander

Criador do porta-revista/lenha Kanto

O designer e construtor de barcos mexicano-finlandês Pancho Nikander (nascido em 1981) nasceu no México, mas vive na Finlândia. Seu trabalho mais popular é o versátil porta-revistas/lenha Kanto projetado para a Artek em 2004.

Piet Oudolf
DESIGNER

Piet Oudolf

Piet Oudolf nasceu em 1944 em Haarlem, Holanda. Desde 1982, ele vive e trabalha em Hummelo, na Holanda, onde abriu uma creche com sua esposa Anja, para cultivar plantas perenes. Desde então, seu jardim tornou-se conhecido pela abordagem radical de Oudolf e pelas ideias sobre o projeto de plantio. Oudolf também cofundou a Future Plants, uma empresa especializada na seleção, cultivo, reprodução e proteção de plantas para paisagismo e áreas públicas.

Em sua carreira de 35 anos, Oudolf alcançou reconhecimento internacional e recentemente recebeu uma bolsa honorária do RIBA pelo desenvolvimento de ideias radicais em Planting Design (2012) e o Prêmio da Fundação Cultural Prince Bernhard (2013). Em outubro de 2013, foi nomeado Professor Visitante de Planting Design no Departamento de Paisagem da Universidade de Sheffield.

Raw-Edges
DESIGNER

Raw-Edges

Ao se formar no Royal College of Art em 2007, os designers israelenses Shay Alkalay e Yael Mer fundaram o estúdio de design Raw-Edges em Londres. Desenvolvem móveis, instalações e produtos, sempre com ênfase na ludicidade e na ilusão provocativa. Cores, padrões e movimento são elementos essenciais no trabalho premiado da dupla de design para clientes em todo o mundo.

Ray Eames
DESIGNER

Ray Eames

Ray Eames nasceu como Bernice Alexandra Kaiser em Sacramento, Califórnia, em 1912. Frequentou o Bennett College em Millbrook, Nova York, e continuou seus estudos de pintura na Hans Hofmann School of Fine Arts até 1937. Durante este ano ela expôs seu trabalho na primeira exposição do grupo American Abstract Artists no Riverside Museum em Nova York. Ela se matriculou na Cranbrook Academy of Art em 1940.

Charles e Ray Eames se casaram em 1941 e se mudaram para Los Angeles, onde juntos começaram a experimentar técnicas de moldagem tridimensional de compensados. O objetivo era criar cadeiras confortáveis ​​e acessíveis. No entanto, o trabalho foi interrompido, e Charles e Ray se voltaram para o projeto e desenvolvimento de talas de perna feitas de madeira compensada, que foram fabricadas em grandes quantidades para a Marinha dos EUA. Em 1946, eles exibiram seus projetos de móveis experimentais no MoMA. A Herman Miller Company em Zeeland, Michigan, posteriormente começou a produzir móveis Eames. Charles e Ray participaram do concurso 'Low-Cost Furniture' de 1948 no MoMA e construíram a Eames House em 1949 como sua própria residência particular. Além de seu trabalho em design de móveis e arquitetura, eles também se dedicam regularmente ao design gráfico, fotografia, cinema e design de exposições.

Em 1957, a Vitra assinou um contrato de licença com a Herman Miller e começou a produzir os designs dos Eames para a Europa e o Oriente Médio. Charles e Ray Eames tiveram uma influência profunda e duradoura na Vitra. Foi o encontro com o seu trabalho que impulsionou o início da empresa como fabricante de móveis. No entanto, não são apenas os produtos de Charles e Ray Eames que deixaram uma marca na Vitra. Ainda hoje, sua filosofia de design continua a moldar significativamente os valores, a orientação e os objetivos da empresa.

Essa influência seminal é mais claramente refletida na pergunta que sempre é feita na Vitra ao tomar decisões importantes de design: O que Charles e Ray diriam? Ao longo de sua vida compartilhada, o casal deu suas respostas durante viagens à Europa e visitas de retorno à Califórnia. Desde a morte de Charles (1978) e Ray (1988), Vitra manteve contato próximo com a família Eames, que agora administra o Eames Office, em todos os assuntos relacionados à preservação, desenvolvimento e produção de projetos Eames. A Vitra é o único fabricante autorizado de produtos Eames para a Europa e Oriente Médio. Quando você possui um produto Eames fabricado pela Vitra, sabe que é original.

Móveis de Charles e Ray Eames têm sido uma pedra angular da coleção do Vitra Design Museum desde a sua criação. A maior parte dos objetos do espólio do casal foi recebida em 1988. Depois de apresentar a exposição 'The Work of Charles and Ray Eames' em 1997/98, o Vitra Design Museum realiza agora uma retrospectiva abrangente da vida do casal em 2017/ 18 intitulada 'An Eames Celebration', dividida em quatro exposições paralelas no Vitra Campus em Weil am Rhein. Para marcar a ocasião, o Vitra Design Museum publicou o 'Eames Furniture Sourcebook' e 'Essential Eames: Words & Pictures'.

Ronan e Erwan Bouroullec
DESIGNER

Ronan e Erwan Bouroullec

Designers versáteis do poético

Os irmãos Ronan (nascido em 1971) e Erwan (nascido em 1976) Bouroullec, com sede em Paris, formam uma das equipes de design mais empolgantes que trabalham hoje e colaboraram com várias empresas líderes no campo do design. Sua obra abrange desde design de móveis e produtos, sistemas de parede têxtil e coleções abrangentes até instalações de grande escala, arquitetura e projetos experimentais.

Desenho, modelagem e fotografia são as três principais ferramentas usadas pelos irmãos Bouroullec em seu processo de design muitas vezes demorado. Ambos os irmãos estão constantemente desenhando, enchendo as páginas dos cadernos de desenho. Em seus cadernos, seus medos, dúvidas e senso de humor ganham forma em criaturas fantásticas, detalhes da natureza e páginas e páginas recheadas de formas abstratas.

Ron Arad
DESIGNER

Ron Arad

Ron Arad, nascido em 1951 em Tel Aviv, estudou na Bezalel Academy of Art and Design em Jerusalém e na Architectural Association em Londres.

Em 1981 abriu o escritório One Off Ltd. em Londres junto com Caroline Thorman e começou a fabricar móveis não convencionais feitos principalmente de chapas de aço soldadas com formas esculturais distintas.

Ele e Thorman fundaram a Ron Arad Associates Ltd. junto com a arquiteta canadense Alison Brooks em 1989. Desde o final dos anos 80, Arad também projeta móveis para produção em série.

Em 1994 ele estabeleceu o "ron arad studio" em Como, Itália, e ensinou design de produto como professor convidado na Universidade de Tecnologia de Viena até 1997. Desde 1997 ele é professor de design de móveis e design industrial no Royal College of Arte em Londres.

Sanaa
DESIGNER

Sanaa

Kazuyo Sejima, que nasceu na prefeitura japonesa de Ibaraki em 1956, estudou arquitetura na Universidade Feminina do Japão. Depois de trabalhar inicialmente para a Toyo Ito & Associates, ela abriu o escritório de arquitetura Kazuyo Sejima & Associates em 1987 e posteriormente fundou a SANAA junto com Ryue Nishizawa em 1995. Ela atua como professora na Keio University desde 2001.

Ryue Nishizawa nasceu em 1966 na prefeitura de Kanagawa, Japão. Ele se formou em arquitetura na Universidade Nacional de Yokohama antes de ingressar no escritório de Kazuyo Sejima & Associates, o que levou à fundação do SANAA junto com Kazuyo Sejima em 1995. Desde 1997, ele também dirige seu próprio escritório, o Escritório de Ryue Nishizawa, e leciona na Yokohama National University desde 2001.

O SANAA recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2010.

Sevil Peach
DESIGNER

Sevil Peach

Sevil Peach nasceu na Turquia em 1949 e estudou Arquitetura de Interiores na Brighton University, Inglaterra. Ela formou seu estúdio em Londres SevilPeach Architecture + Design com Gary Turnbull RIBA em 1994, depois de ter trabalhado para vários escritórios de arquitetura líderes.

Como equipe, eles têm ampla experiência, incluindo varejo, saúde, exposições, projetos residenciais e comerciais. Suas soluções de local de trabalho para os interiores dos escritórios da Vitra em seu Weil am Rhein Campus na Alemanha levaram a uma consultoria de longa data e contínua para a Vitra na criação de novos conceitos e produtos de escritório, além de projetar inúmeras feiras de móveis, showrooms e escritórios para eles em toda a Europa e nos EUA. Sua abordagem aos ambientes de trabalho resultou em seu envolvimento com projetos para clientes como Sony, Mexx, Deloitte, Novartis, Eczacibasi Holdings, Spaces BV, Swiss Re, Kvadrat e Microsoft.

Uma extensa lista de colaborações com arquitetos acompanha seu portfólio. Inclui Diener + Diener Architekten para Novartis em seu novo campus em Xangai e a nova sede da Swiss Re em Zurique, Herzog & de Meuron para Tate Modern, Londres, além de outras colaborações com Kengo Kuma, Alejandro Aravena, Sergison Bates, FCJZ , Chang Ke, Maya Lin, Toshiko Mori e Hootsmans Architecturbureau.

Shiro Kuramata
DESIGNER

Shiro Kuramata

Kuramata nasceu em 1934. Ele fazia parte de uma geração de criativos japoneses nascidos pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, que são considerados como tendo transformado a forma como o Japão era visto pelo mundo exterior.

Esta geração incluía amigos e colaboradores de Kuramata que eram membros famosos do círculo de design e arquitetura japonês na época, incluindo Issey Miyake, Yokoo Tadanori, Isozaki Arata e Tadao Ando.

Kuramata estudou arquitetura no Tokyo Technical College antes de 1953 e foi treinado como marceneiro no Kuwasawa Institute of Design em Tóquio em 1954, após o qual trabalhou para várias empresas, como a fabricante de móveis Teikoku. Em 1965, ele estabeleceu o Kuramata Design Office em Tóquio e em 1981 recebeu o Prêmio Cultural Japonês de design. A partir de meados da década de 1960, Kuramata começou a explorar materiais e formas através de seus designs únicos. Seu trabalho fundiu cultura popular, conceitos estéticos japoneses e vanguarda ocidental.

No final da década de 1980, Kuramata foi convidado por Ettore Sottsass para ser um membro fundador do Memphis Group colaborativo de design italiano.

Em 1990, o governo francês concedeu a Kuramata o distinto Ordre des Arts et des Lettres em reconhecimento à sua notável contribuição à arte e ao design.Kuramata era conhecido principalmente por seu uso de materiais industriais, como malha de aço e plexiglass para criar interiores arquitetônicos e móveis. Peças revolucionárias como a cadeira "How High the Moon" (1986)] refletem o dinamismo emergente e a criatividade madura do Japão do pós-guerra, ou seu Ikebana, vaso soprado à mão sem cristal de chumbo, realizado pela Vilca de Colle di Val d'Elsa ( província de Siena, Itália), um exemplo de fusão entre culturas orientais e ocidentais.

A cadeira "Miss Blanche" de Kuramata de 1988 é uma de suas obras mais icônicas, batizada com o nome da personagem feminina central do drama de Tennessee Williams A Streetcar Named Desire e inspirada no corpete usado por Vivien Leigh na adaptação cinematográfica. Como referência ao mundo onírico de ilusão em que vive Blanche, as rosas foram despejadas à mão em um molde com resina acrílica líquida. A aparência de transparência e leveza contrasta fortemente com o fato de a cadeira pesar setenta quilos, resultado do vidro acrílico. Uma edição desta cadeira foi vendida na Christie's em Londres por GBP 46.000,00 (USD 86.000,00) em outubro de 1997, lote 108.

Um "How High the Moon" de dois lugares foi vendido por GBP 12.650,00 (US$ 24.000,00) na Bonhams London em maio de 1998. Isso classifica Kuramata entre os artistas/designers mais desejáveis ​​do século XX. As muitas obras de Kuramata podem ser encontradas nas coleções permanentes de museus ao redor do mundo, como o Museu de Belas Artes de Boston, o Museu de Arte Contemporânea de Hara em Tóquio, o Museu Metropolitano de Arte de Nova York e o Museu de Arte da Filadélfia.

A arquitetura e os designs de interiores de Kuramata são menos conhecidos, pois há poucos exemplos restantes. Alguns de seus interiores visualmente mais impressionantes foram projetados para as butiques de Issey Miyake. Ele projetou vários restaurantes de sushi em Tóquio. Um deles, o Kiyomoto Sushi Bar, foi coletado em sua totalidade pelo colecionador britânico Richard Schlagman.[Agora está na coleção de M+ em Hong Kong.

Sofia Lagerkvist e Anna Lindgren
DESIGNER

Sofia Lagerkvist e Anna Lindgren

Sofia Lagerkvist e Anna Lindgren - ambas da Suécia - fundaram o estúdio de design Front em Estocolmo em 2004. Seu trabalho questiona constantemente o processo de design, seja por meio de suas 'colaborações' com animais ou de experimentos com tecnologia avançada como no projeto Sketch Furniture.

Elas desenvolveram objetos para grandes marcas de design em todo o mundo e são representados pela Galerie Kreo em Paris e Friedman Benda em Nova York. Seus trabalhos podem ser encontrados na coleção do Vitra Design Museum, do MoMA de Nova York e do Victoria & Albert Museum em Londres.

Sori Yanagi
DESIGNER

Sori Yanagi

Sori Yanagi, nascida em 1915 em Tóquio, frequentou a escola de arte da cidade e trabalhou de 1940 a 1942 no escritório da designer Charlotte Perriand.

Em 1952, fundou o Instituto de Desenho Industrial Yanagi, que criou um número prolífico de artigos de uso diário e mobiliário. As formas orgânicas de Sori Yanagi combinam desenhos industriais ocidentais com tradições artesanais nativas do Japão. Essa síntese bem-sucedida fez de Sori Yanagi um dos designers japoneses mais importantes do pós-guerra. Além de móveis, também projetou iluminação, objetos de vidro, talheres, brinquedos infantis, estações de metrô, carros e motocicletas.

Em 1977, Sori Yanagi foi nomeado diretor do Museu de Arte Popular Japonesa em Tóquio.
Ele morreu em Tóquio em 2011.

Stephan Hürlemann
DESIGNER

Stephan Hürlemann

Stephan Hürlemann, nascido em 1972 em Herisau, Suíça, estudou arquitetura na ETH Zurich e posteriormente trabalhou como sócio do designer Hannes Wettstein.

Após a morte de Wettstein em 2008, ele assumiu a direção criativa do estúdio com sede em Zurique, que assumiu seu nome em 2016. Stephan Hürlemann projeta e desenvolve interiores, móveis, produtos e instalações para clientes internacionais. Trabalha em conjunto com a Vitra desde 2017.

Tadao Ando
DESIGNER

Tadao Ando

Tadao Ando, ​​nascido em Osaka, Japão, em 1941. De 1962-69 formou-se em arquitetura. Depois de viajar pela Europa, EUA e África, em 1969 fundou um escritório de arquitetura, Tadao Ando Architect & Associates.

Após cátedras convidadas nas Universidades de Yale, Colômbia e Harvard, a partir de 1997 tornou-se professor titular na Universidade de Tóquio e é membro do Conselho Universitário da Universidade de Berkeley. Em 1991, tornou-se membro honorário do American Institute of Architects e, em 2002, acadêmico honorário da Royal Academy of Arts, em Londres. Em 1995, Tadao Ando recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura da Hyatt Foundation.

 TAF Studio
DESIGNER

TAF Studio

TAF é um estúdio de design e arquitetura com sede em Estocolmo, fundado por Gabriella Lenke e Mattias Ståhlbom. Criando produtos de extraordinária qualidade com foco no dia a dia, o TAF Studio se preocupa com o contexto e a origem, usando materiais e técnicas de construção de maneiras novas e inovadoras para criar designs lúdicos e instigantes.

Desde sua fundação em 2002, o TAF Studio alcançou reconhecimento internacional. O estúdio foi exibido no MoMA em Nova York e seus projetos agora fazem parte das coleções permanentes do Nationalmuseum em Estocolmo e do Danish Design Museum em Copenhague. Seguindo uma encomenda do Nationalmuseum, em 2018 TAF Studio e Artek lançam sua primeira colaboração.

Thomas Schutte
DESIGNER

Thomas Schutte

Thomas Schütte (nascido em 1954 em Oldenburg, Alemanha) estudou de 1973 a 1981 na Academia de Arte de Düsseldorf, onde vive e trabalha hoje. Düsseldorf, Colônia e a Renânia constituíram a região mais vibrante da Europa para arte e artistas durante aquela década.

Um ponto focal da ação foi a Konrad Fischer Galerie, com sede em Düsseldorf, frequentada por figuras como Bruce Nauman. A galeria dedicou uma exposição individual ao jovem Schütte em 1981, quando o artista ainda era desconhecido. Ele alcançou destaque no início dos anos 1980 com seus modelos e objetos arquitetônicos, os primeiros dos quais foram exibidos na exposição 'Westkunst' em 1980. Paralelamente à criação de tais objetos conceituais, Schütte começou a desenvolver uma obra escultórica figurativa, que conheceu com grande aclamação a partir da década de 1990. Desde então, Thomas Schütte continuou com sucesso sua atividade criativa em ambas as áreas. Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Leão de Ouro na Bienal de Arte de Veneza de 2005. Nos últimos anos, seu trabalho tem sido objeto de grandes exposições em museus.

Verner Panton
DESIGNER

Verner Panton

Verner Panton, nascido em Gamtofte, Dinamarca, estudou no Odense Technical College antes de se matricular na Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes de Copenhague como estudante de arquitetura. Ele trabalhou de 1950-1952 no escritório de arquitetura de Arne Jacobsen e fundou um estúdio independente de arquitetura e design em 1955. Ele primeiro atraiu mais atenção com as formas geométricas de seus projetos de móveis para o escritório Plus-linje. Nos anos seguintes, Panton criou vários designs para móveis de assentos e iluminação.

A paixão de Verner Panton por cores brilhantes e padrões geométricos se manifestou em uma extensa gama de designs têxteis. Ao fundir os elementos de uma sala - piso, paredes, teto, móveis, iluminação, tecidos e painéis de parede feitos de esmalte ou plástico - em uma obra de arte total unificada, as instalações interiores de Panton alcançaram status lendário. Os exemplos mais famosos são as instalações do navio 'Visiona' para a Feira de Móveis de Colônia (1968 e 1970), a sede da editora Spiegel em Hamburgo (1969) e o restaurante Varna em Aarhus (1970).

A colaboração da Panton com a Vitra começou no início dos anos 1960, quando eles desenvolveram em conjunto o que se tornou seu design mais conhecido, a Panton Chair, que foi lançada em 1967. Este também foi o primeiro produto desenvolvido independentemente pela Vitra.

Verner Panton morreu em 1998 em Copenhague. A reedição de Vitra de projetos de Panton, bem como a retrospectiva de seu trabalho montada pelo Vitra Design Museum em 2000, testemunham a relação especial entre Vitra e Verner Panton.

Ville Kokkonen
DESIGNER

Ville Kokkonen

Sondando as fronteiras das possibilidades do produto

Formado pela Ontario College of Art & Design, o designer finlandês Ville Kokkonen (nascido em 1975) continuou seus estudos na Universidade de Arte e Design de Helsinque. Posteriormente empregado no Grupo de Pesquisa de Produtos Inteligentes da universidade, especializou-se em conceitos de produtos e pesquisa de futuros. Kokkonen ingressou na Artek em 2006 como Gerente de Pesquisa e Design; de 2009 a 2014, atuou como Diretor de Design da empresa.

Yrjö Kukkapuro
DESIGNER

Yrjö Kukkapuro

Designer da cadeira mais confortável do mundo

Nascido em Viipuri em 1933, Yrjö Kukkapuro é um dos designers finlandeses de maior sucesso internacional. Graduou-se como arquiteto de interiores pelo Instituto de Artes Industriais de Helsinque em 1958 e fundou seu próprio escritório de design, Studio Kukkapuro, em 1959. Além de produzir trabalhos de design renomados e premiados, Kukkapuro foi professor, professor e reitor da dos anos 1960 aos anos 1990.

O modelo mais famoso de Kukkapuro é a Karuselli Chair, eleita a cadeira mais confortável do mundo pelo The New York Times em 1974. Com trabalhos nas coleções permanentes de vários museus – incluindo o MoMA de Nova York, o Victoria & Albert Museum de Londres e o Museu Nacional de Arte de Estocolmo – Kukkapuro expôs seu trabalho em dezenas de exposições individuais e coletivas em todo o mundo.

Zaha Hadid
DESIGNER

Zaha Hadid

Zaha Hadid, nascida em 1950 em Bagdá, estudou matemática na American University em Beirute e arquitetura na Architectural Association em Londres. Depois de concluir seus estudos, ela fundou um escritório de arquitetura em Londres em 1980 e assumiu uma posição de professora na Architectural Association School of Architecture.

Em 1982, ela ganhou a Medalha de Ouro de Design Arquitetônico Britânico pela reforma de uma casa em Eaton Place, Londres, sucedida por um prêmio de primeiro lugar para o Peak Club em Hong Kong. A sua entrada num concurso para um edifício na Kurfürstendamm em Berlim ganhou outro primeiro prémio em 1986, seguido de exposições do seu trabalho no Museu Guggenheim em Nova Iorque e na Galeria GA em Tóquio.

O Museu de Arte Moderna de Nova York incluiu o trabalho de Hadid em uma exposição coletiva com Philip Johnson e Mark Wigley sob o título 'Arquitetura Desconstrutivista' em 1988. Em 2004 ela recebeu o Prêmio Pritzker. Outras honrarias incluem o Commandeur de l'Ordre des Arts et des Lettres da República da França, a Dama Comandante da Ordem do Império Britânico da Inglaterra e o Praemium Imperiale do Japão, bem como a Medalha de Ouro Real do Instituto Real de Arquitetos Britânicos. Zaha Hadid faleceu em 2016.

BM Representações, Projetos e Comércio Ltda usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.