MINIMALISMO COM CONFORTO

Publicado em 20/06/2022

“A verdade é que gosto de total simplicidade”, diz Ray Wilkes. “É a filosofia da minha vida. Certa vez, um arquiteto me disse que eu era um verdadeiro minimalista. E o minimalismo não se trata apenas de linhas retas, o mais importante é a forma e a simplicidade de fazê-lo.”

Essa perspectiva impulsionou todo o trabalho de Wilkes, mas principalmente o desenvolvimento de seu Grupo de Sofás Modulares. Após chegar a Michigan para trabalhar em tempo integral na Herman Miller, sob o comando do então diretor de design Bob Blaich, Wilkes começou a experimentar um novo brinquedo na área de manufatura da fábrica: uma máquina para injetar espuma em um molde. “No início eles tentavam aplicar a máquina em móveis Eames, depois me perguntaram como ela poderia ser usada”, conta. Tendo aprendido a essência da tecnologia após uma temporada com o designer Harvey Probber em Rhode Island, Wilkes descobriu como evitar bolhas de ar na espuma.
As formas moldadas que ele criou eram "todas arredondadas e era possível estofá-las com os tecidos elásticos bidirecionais da Herman Miller, costurados ao redor da borda da almofada, o que seria muito difícil com o tecido tradicional.” Essa forma de almofada muito diferenciada gerou um apelido popular para a coleção que ainda é comum hoje em dia: Chiclete.

“A tecnologia tornou o Chiclete possível; não havia sido feito antes. Logicamente, é tudo simples e direto.”
—Ray Wilkes, designer

À primeira vista, seu design pode parecer uma divergência estilística dos clássicos da Herman Miller, mas a diretora de arquivos e patrimônio da marca, Amy Auscherman, destaca que "é um sistema modular e a Herman Miller se destaca em sistemas”.

Do mesmo modo, a Herman Miller tem um longo histórico de inovação em materiais e móveis, caracterizado pelo grupo de madeira compensada moldada dos Eames e que remonta a Gilbert Rohde, que inventou o sofá secional. “O chiclete é outra forma de chegar a essa ideia com novos materiais e uma estética diferente”, explica Auscherman. “Parece pós-moderno, mas é atemporal, porque se reduz ao essencial”.

O fato de que o Chiclete causou uma impressão tão marcante nos colecionadores vintage nas décadas posteriores ao seu lançamento em 1976 pode surpreender. Wilkes está encantado com a continuidade da relevância do sofá, embora não necessariamente surpreso: “O design é tão básico que chega a ser atemporal.”

MINIMALISMO COM CONFORTO